Três jornalistas da Rede Record foram ameaçados por um grupo de moradores da favela Vila Cruzeiro , na Penha. A equipe recebeu uma ligação que denunciava a ação irregular de policias na favela. Os supostos moradores ligaram para a redação e pediram a presença da equipe no local para uma reportagem. Ao chegar a comunidade, a equipe foi obrigada a acompanhar os moradores pela favela e filmar os policias e só foram libertados ao afirmarem que precisariam sair a tempo para que a matéria fosse colocada no ar.

Esse é mais um dentre os vários casos que acontecem no Brasil e no mundo quando um jornalista ultrapassa um determinado limite. Qual é o limite ente o Jornalismo e a Investigação?
Nessa mesma favela o jornalista Tim Lopes foi assassinado enquanto fazia uma reportagem. No começo do ano uma equipe de jornalistas do O Dia também sofreu ameaças ao realizar um reportagem em uma favela, e como se não bastasse alguns jornalistas também foram torturados por milicianos.

Essas e outras notícias geram uma discussão sobre a liberdade de imprensa e sobre o jornalismo investigativo. O jornalismo, que tem como objetivo informar a população, acaba sendo alvo de mais um dos problemas do Rio de Janeiro: a falta de segurança. O jornalista não deve perder essa sua essência, mas é triste admitir que nos dias de hoje não existam muitas alternativas e que muitos fatos deixem de ser veiculados devido a interesses e situações diversas que fazem com que o jornalista se omita perante a sua função.

1 comentários:

Ana Luiza Prudente disse...

Oi, Bruna!

Bom esse tema do post... Deixa eu entender... O seu blog se propõe a falar de tudo um pouco, é isso?
Com relação ao texto, fique atenta com a concordância. Veja esse parágrafo, por exemplo. A correção está entre parêntese...
Ao chegar a (à) comunidade, a equipe foi obrigada a acompanhar os moradores pela favela e filmar os policias (melhor fazer um ponto aqui.) (Você estava falando da equipe, ou seja, singular) e só foram libertados ao afirmarem que precisariam sair a tempo para que a matéria fosse colocada no ar. (nesse caso, com o ponto, poderíamos mudar para "Os jornalistas só foram libertados...)

É importante, mesmo no estilo mais informal de um blog, que escrevamos corretamente. Atenção com isso, ok?

Qualquer dúvida, fale comigo!