O online vai mesmo substituir o jornal? Como é visto esse mercado atualmente? Para responder essas perguntas muito interessantes para os blogueiros que pretendem se firmar no meio recebemos a visita do webwriting Maurício Louro. O jornalista, que atualmente trabalha no Lancenet, explicou como é visto o mercado impresso e o online.

"O Impresso é uma rotina e mais confortável, mas quando comparado com o web parece velho pela velocidade." Inevitável não concordar em meio a tantos sites que são atualizados a cada cinco minutos e sempre apostando em complementar as matérias e dar furos de reportagem.

A linguagem diferenciada faz com que o leitor se identifique com o tipo de site que irá visitar. No caso dos blogs nota-se uma linguagem mais informal e o texto se torna quase uma conversa com o leitor. Em sites de conteúdo os leitores encontram uma linguagem semi formal. Já em sites instituicionais ou em comunicados a linguagem é formal.

Segundo Louro, algumas editorias acabam sendo mais aceitas em alguns veículos devido ao perfil do leitor e ao tema, como no caso de economia que para ele tem mais aceitação no impresso.

Editoriais que permitem mais interatividade, galerias de fotos e vídeos são mais adequadas para o online. Assim, cultura e entretenimento tem grande espaço no online por permitirem mais dinamismo.

0 comentários: